domingo, 30 de junho de 2013

Principal responsável pelas atuais manifestações foi afastamento de governantes petistas do movimento social, afirma vereador Luiz Carlos Suíca (PT)

O presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), avalia que o principal responsável pelas mobilizações atuais foi o afastamento dos governantes petistas do movimento popular e social em geral. "O que vemos é uma vergonhosa entrega de princípios que sempre defendemos em nome de uma governabilidade com os tais partidos da base aliada. O que vemos agora é alguém como o ex-governador César Borges no governo em tese do PT mandando e desmandando e parece que ninguém lembra que foi ele que de forma autoritária mandou agredir estudantes e manifestantes que ocupavam a UFBA exigindo transparência no Senado Federal. Não tendo mais o PT como parceiros, as forças que desejam mudanças partiram para as ruas nas manifestações que vemos. Claro que as forças da direita também estão envolvidas nestas ações", afirma Suíca.

"É impossível negar o enorme avanço social que os 10 anos de governo do PT trouxeram para a população, em especial a mais pobre. O que questiono é a razão de não se avançar nestas conquistas sociais e governar com a população e não com partidos e pessoas sem a menor qualificação pessoal, moral e política. Que governabilidade é está em que partidos e pessoas envolvidas em corrupção continuam no governo? Quem pode acreditar em nossos bons objetivos e propósitos se estamos lado a lado com aqueles que atacaram e atacam os cofres públicos? Claro que o caminho natural são as manifestações de rua que hoje vemos. Essa tal aliança favoreceu não o movimento popular e sim aqueles que, como disse o advogado Ricardo Gebrim, 'através de um comportamento dócil conseguem obter os recursos financeiros para custear as campanhas cada vez mais milionárias. Um processo que converte qualquer governo progressista em refém de interesses fisiológicos que asseguram a governabilidade'. Faço aqui meu mais veemente protesto contra os rumos que o PT tomou e exijo mudanças. Quero a volta daquilo que está escrito em nosso Programa e em nosso Estatuto", indigna-se o vereador petista.

Luiz Carlos Suíca lembra que na Bahia um governo petista nada faz para que empresas inidôneas continuem atuando nos serviços à administração governamental. "Quem desaprendeu a dialogar parte para a violência repressiva como todo aquele que se sente acuado. Falta povo nos governos petistas. Os movimentos sociais são quando muito tolerados, jamais valorizados. A juventude, por exemplo, está longe dos centros de decisão do governo. Cadê A UNE, a UEB e as demais entidades estudantis nos centros deliberativos do governo? Não vamos encontrar a juventude e os trabalhadores nesses locais, porém lá com certeza estão Benito Gama, César Borges e outras pessoas e partidos desse nível. A tudo isso eu digo não".

"Quando negocio com o prefeito ACM Neto uma solução para os trabalhadores em limpeza e ações concretas para a cidade alguns que se dizem petistas me criticam. Por que não criticam a falta de petismo nas ações governamentais tanto federal quanto estadual? Chega de pensar nas eleições de 2014. A população exige ações imediatas e agora. Queremos estabilidade econômica, reforma agrária, respeito às terras indígenas invadidas pelos latifundiários e até mesmo por obras suntuosas do governo. Por que se tem dinheiro para gastar com a FIFA e com a desoneração da indústria automobilística enquanto o investimento público em transporte coletivo é quase nenhum. Tenho esperança na juventude e que o PT volte a ser o que prometeu ser", finaliza Luiz Carlos Suíca.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu não sou político, eu trabalho em ums restaurantes em santana, mas eu acho que é bom que todas as pessoas pensem em melhorar a qualidade de vida da população.