Segundo a direção do sindicato a Rede Globo censurou um plano de mídia para a Campanha Nacional 2008 produzido pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco (SEEB-PE). O vídeo, de 45 segundos, recupera o lema Banco Mata, critica a ganância dos bancos e explica porque os bancários estão em greve por tempo indeterminado.
Veja o vídeo acessando o seguinte endereço:http://br.youtube.com/watch?v=IpYQ04PF5Fw
A desculpa usada para barrar a veiculação era ridícula. Dizia que o Sindicato dos Bancários de Pernambuco escondia sua assinatura no vídeo. Uma mentira. O episódio mostra que a Rede Globo tem um lado, o dos patrões, e ponto final. A assinatura está no áudio, em alto e bom tom. E está na logomarca da entidade, bastante conhecida - e onde se lê “Bancário de Pernambuco”, que fecha o VT.
Quem já viu um grande Shopping ou mesmo o Bradesco colocar em seus comerciais o nome oficial por extenso? Por que exigir este absurdo de uma entidade sindical se não há nenhuma lei ou regulamento de veiculação de audiovisual? A única resposta é esta: censura!
Depois de muita luta os companheiros de Pernambuco conseguiram veicular seu comercial na emissora de maior audiência do estado que ainda não consegue entender que vivemos em uma democracia e que as emissoras são concessões públicas e devem estar a serviço de toda a sociedade e não apenas de uma parte dela, o patronato.
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco tomou as devidas providências junto ao Procon, o Ministério Público e a Justiça. A Globo vai ter que responder no âmbito do Código de Defesa do Consumidor e por cerceamento de atividade sindical, sem contar que é uma concessão pública e deve respeito ao contribuinte.
Um dos grandes lutadores pela verdadeira democratização dos meios de comunicação foi o companheiro Daniel Koslowsky Herz. Ele nasceu em Porto Alegre no dia 29 de dezembro de 1954 e faleceu, na mesma cidade, no dia 30 de maio de 2006.
Foi lançado recentemente um site onde se encontra disponível para consultas vários e fundamentais trabalhos sobre a democratização da comunicação. O site “Daniel Herz – Vida e Obra” (http://danielherz.epcom.inf.br/ ) resgata a história do jornalista, professor, pesquisador e ativista político que marcou época nos debates de políticas de comunicação no Brasil principalmente a partir da década de 1980 até sua morte em 2006.
Nesta página, você encontrará não só a íntegra do livro como sua dissertação de mestrado e outros textos que marcaram a intervenção pública do autor a respeito das Organizações Globo e da necessidade de se ver a Comunicação como um Direito Humano Fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário