
José Rainha é conhecido internacionalmente com destaque advindo de sua atuação em defesa da Reforma Agrária em todo o Brasil, em especial na região do Pontal do Paranapanema. Foi condenado à prisão e ficou encarcerado por nove meses. Nada disso quebrou sua resistência e confiança na luta. Sabe que não cometeu crime algum tendo em vista que lutar não é crime.
Sua condenação aconteceu como um complemento da forte repressão ao movimento pela Reforma Agrária naquela região. Os trabalhadores estão sendo presos sem motivos, ou acusados de pequenos roubos. Os militantes, apesar de demonstrarem sua insatisfação e revolta pelas prisões arbitrárias e as perseguições aos dirigentes, estavam tranquilos. José Rainha continua animado e sem nenhum abatimento. Fica para nós uma grande lição transmitida por esse líder: questão social não é caso de polícia e não permitiremos nada que possa desmoralizar, isolar e destruir a nossa convicção da necessidade de uma Reforma Agrária sob o controle dos trabalhadores em nosso Brasil.
Fica aqui uma pergunta: A ação do Estado através da polícia, da Justiça e da burocracia quando se trata dos latifundiários, seus agentes e jagunços é a mesma usada contra José Rainha?
Para piorar, na sentença, o juiz condena os camponeses por terem algum parentesco com José Rainha ou por comporem a Cocamp (Cooperativa dos Assentados em Reforma Agrária do Pontal). Não são apontados na sentença os supostos crimes cometidos pelos camponeses ou atos que implicassem a participação em algum crime.
O líder sem-terra José Rainha deixou na noite do dia 21 de março deste ano o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros (zona oeste de São Paulo). Ele estava preso há mais de nove meses. Voltou imediatamente para aquilo que sempre fez em sua vida, lutar pelos direitos dos trabalhadores. Veio à Bahia participar das comemorações dos 25 anos do MST na Bahia. Aqui em Salvador deixou explícito seu apoio à nossa candidatura. Se votasse aqui Luiz Carlos Suíca 13031 receberia este voto. Isso me honra profundamente.
Declaro aqui meu compromisso em fazer da luta pela unidade dos trabalhadores da cidade e do campo um dos princípios do mandato que conquistaremos com a participação de todas e todos. Você nos honra com sua participação em nossa campanha e engrandece o mandato que conquistaremos para ser a voz do movimento daqueles que lutam por um Brasil igualitário. Obrigado pelo apoio, José Rainha. Estamos juntos!
Veja aqui o vídeo em que José Rainha declara seu apoio à nossa candidatura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário