Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, amanhã, dia 13 de maio, completa 123 anos a publicação da Lei Áurea, conhecida em todos os lugares como a lei que aboliu a escravatura no Brasil.
Passados esses 123 anos, percebemos que ainda são os negros os que ganham os menores salários e os que permanecem sem terra — ainda que sua principal atividade fosse a lavoura, a abolição os deixou sem terra, resultando disso que hoje temos ocupação e acampamentos por todo o País.
São os negros as principais vítimas da violência social. Apesar dos avanços que houve nesses 123 anos, a exemplo das cotas estabelecidas que criam oportunidades para a população negra, ainda há muito a percorrer atéque sejamos tratados como iguais na sociedade; a perseguição e a discriminação ainda são muito grandes.
Sr. Presidente, outra data que se aproxima é o 16 da maio, na próxima segunda-feira, Dia Nacional dos Trabalhadores em Limpeza, em homenagem às pessoas que trabalham na limpeza pública das cidades — e nós queremos ver as cidades cada vez mais limpas — , os chamados garis. Se repararmos bem, veremos que a maior parte dessas pessoas são negas e ganham pouco para um trabalho tão difícil.
Quero desde já parabenizar todos esses trabalhadores e trabalhadoras pelo Dia Nacional dos Trabalhadores em Limpeza.
Muito obrigado.
Este espaço destina-se ao debate de idéias e para que ele cumpra com o papel que desejamos precisa da divulgação, acesso e comentários. Durante muito tempo difundiu-se a idéia que trabalhador é para trabalhar e não para pensar e expor suas idéias. Chega de ficar vendo os chamados intelectuais, os “capas-pretas” nos partidos chegarem com suas idéias prontas e colocar a “raia miúda” para pegar no pesado. Vamos mostrar que sabemos e queremos discutir idéias e projetos para a sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário