terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Orgulho de ser da diretoria do Sindilimp-BA

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), a qual tenho orgulho de pertencer, pensa longe e pensa grande. Não paramos apenas em reivindicações econômicas. Queremos ir mais e mais longe e dotar a nossa categoria e seus familiares de auto-estima cada dia mais forte.

Pensando assim e não aceitando o lugar menor que a sociedade racista quer nos colocar, firmamos uma parceria com o Instituto Solvi, gestor das ações de responsabilidade social das empresas do grupo Vega e logo após o Carnaval iniciaremos um Curso de Capacitação e Inclusão Digital.

O Curso de Capacitação e Inclusão Digital está aberto para o trabalhador em limpeza e seus dependentes. Ofereceremos noções básicas de Word, Excel, Windows e Internet.

O objetivo do Sindilimp-BA é firmar outras parcerias com empresas, organizações governamentais e não governamentais e assim contribuir com o aprimoramento da categoria e possibilitar aos dependentes, em especial os jovens, uma chance maior e mais qualificada de entrar no mercado de trabalho.

Onde está a economia de recursos públicos no governo da Bahia?

Mais uma vez solicitamos do governo do Estado da Bahia uma resposta a nossa questão acima.

A diretoria do Sindilimp-BA tem um compromisso com a categoria não apenas no aspecto sindical, defesa de melhores salários e condições de vida dignas. Atuamos também na questão social e como cidadãos queremos que se mude o que está errado nas administrações municipal, estadual e federal.

Quando houve a mudança de empresa para cuidar da limpeza na área de Saúde na Bahia pensávamos que finalmente haveria transparência e os recursos públicos seriam gastos não para beneficiar empresários e sim para melhor os postos de saúde, hospitais, escolas etc.

Com tristeza vemos que isso não ocorreu. O contrato que existia antes com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) era em torno de R$ 2 milhões. O atual é de cerca de R$ 5 milhões. Onde está a economia? Por que não se toma uma medida imediata para acabar com esta farra e este absurdo?

Tivemos que entrar na Justiça e felizmente vencemos. O juiz Josevando Souza Andrade, do Tribunal de Justiça da Bahia, atendendo mandado de segurança impetrado pelo Sindilimp-BA concedeu liminar contra a Secretaria da Administração (SAEB) suspendendo a contratação de empresas terceirizadas que prestariam serviços nas unidades de saúde pública em todo o estado.

Esta é uma vitória de toda a sociedade e dos trabalhadores em especial. Queremos o máximo de transparência para que a população não veja recursos públicos serem gastos de forma indevida.
Queremos o uso correto, criterioso e transparente dos recursos públicos e que os trabalhadores terceirizados não fiquem expostos a mais um drama de poder ficar sem emprego.


Esperamos e confiamos que a Procuradoria Geral do Estado, Assembléia Legislativa, SAEB, Secretaria de Saúde (Sesab) e demais interessados abram uma discussão verdadeiramente democrática. Queremos um amplo debate, de preferência em audiência pública, para que os interesses maiores da sociedade sejam salvaguardados.

Nenhum comentário: